26/08/2011

Gestalt

O fenômeno de figura-fundo, também chamado de separação de figura-fundo, remete para a capacidade humana de valores distintos, ou "plano" de informações de um fundo circundante ou a informação de ruído. 
Este fenômeno é muitas vezes demonstrado com imagens ambíguas, onde você pode ver apenas uma das duas interpretações possíveis de uma cena de cada vez.

Ok, quem estuda Design sabe que estamos falando de Gestalt, certo? Mas pra quem está iniciando seus estudos e ainda não sabe o que é a incrível Gestalt, vale uma menção:


Gestalt é uma teoria da Psicologia onde se estuda a percepção. Segundo a Gestalt, o cérebro é um sistema dinâmico no qual se produz uma interacção entre os elementos, em determinado momento, através de princípios de organização perceptual como: proximidade, continuidade, semelhança, segregação, preenchimento, unidade, simplicidade e figura/fundo. Sendo assim o cérebro tem princípios operacionais próprios, com tendências auto-organizacionais dos estímulos recebidos pelos sentidos.


Você concegue perceber em um desenho duas imagens?









De acordo com a gestalt, a arte se funda no princípio da pregnância da forma. O importante é perceber a forma po ela mesma; vê-la como "todos" estruturados, resultados de relações.
A gestalt após sistemáticas pesquisas, apresenta uma teoria nova sobre o fenômeno da Percepção. Segundo esta teoria o que acontece no cérebro não é idêntico ao que acontece na retina. A exitação cerebral não se dá por pontos isolados, mas por extensão. A primeira sensação já é de forma, já é global e unificada. (fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário