01/09/2011

Inspiração ou Referência?

Sempre ouvimos essas palavras soltas por ai, mas na área de Design isso se ouve o tempo inteiro, porém, você sabe definir se o seu trabalho foi inspirado?
Teve referência de algum outro trabalho ou seria cópia?
Ou você até mesmo ousa dizer que foi criação própria, não existe nada parecido?
Aqui temos uma explicação simples de qual a diferença entre essas duas palavrinhas tão usadas ao apresentar um trabalho.

Segundo o dicionário de Lingua Portuguesa, Inspiração tem em uma de suas definições: Sugestão de origem de qualquer objeto que tem virtude genética sobre o artista para o excitar à produção e lhe orientar. A Marca do gênio ou do talento na obra do artista.

A inspiração é comum em qualquer ser. Não precisa ser somente na área de Design, quando olhamos algo que nos fascina nos deixamos influenciar pela imagem que vemos, pelo som que ouvimos ou por algo que sentimos. Pode ser um filme, um quadro, uma música, um dia bonito, um sorriso, um aroma, um gosto. Isso acaba fazendo parte de algum modo de sua atitude, do que somos, do que pensamos e queremos fazer.

Uma poetisa polonesa, Wislawa Szymborska, disse uma vez em discurso:
"A inspiração não é um privilégio de poetas e artistas. Existe, existiu, existirá sempre certo grupo de pessoas a quem a inspiração visita. É formado por todos aqueles que conscientemente escolheram sua vocação, e fazem seu trabalho com amor e imaginação. [...] Seu trabalho se torna uma aventura constante, enquanto forem capazes de continuar a descobrir nele novos desafios."

Já para referência o dicionário diz: Relação de duas coisas entre si. Alusão a certa obra, a um determinado fato ou trecho. Insinuação. Informação prestada a respeito da idoneidade moral e da capacidade financeira ou profissional de alguém.

Sempre existe algo que se assemelha ao que queremos mostrar ou dizer. Hoje vivemos em um mundo globalizado onde se torna muito comum você encontrar trabalhos iguais em lados totalmente opostos do mundo e muitas pessoas se aproveitam muitas vezes disso, fazendo cópias de trabalhos nos quais elas pensam que por estar em outro idioma ou tão distante ninguém jamais saiba que aquilo é uma cópia, engano. Hoje você pode facilmente descobrir, mas os avanços da tecnologia também podem gerar problemas, o que seria legal você mostrar no mundo inteiro um trabalho de sua autoria, isso pode se tornar um transtorno se alguém copiar ou até mesmo usar seu trabalho sem o seu consentimento.

Às diferenças entre inspiração e referência são minimas, resumindo podemos considerar que:
Inspiração te induz a fazer algo que lembre uma situação, figura, som ou aparência.
Referência faz com que você crie algo que tem algum detalhe de um outro trabalho ou preparar um trabalho modificando a seu modo, e com isso acredito que ao ter referência de outro trabalho você deve dar os créditos a pessoa que o fez, mencionando o nome no seu próprio trabalho.
Agora que você já sabe a diferença, quando for apresentar seus trabalhos observe se você se inspirou em algo ou está fazendo referência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário