Folheto de circo impresso em máquina de linotipo
Linotipo: Máquina de compor textos em linhas inteiras a partir de um teclado.
Isso não te soa estranho? Afinal parece a descrição de uma máquina de escrever.
Linotipo é uma máquina de 1890 inventada por Ottmar Mergenthaler na Alemanha. A técnica consiste em fundir em blocos cada linha de caracteres tipográficos, composta de um teclado como o da máquina de escrever. As matrizes que compõem a linha-bloco descem da bandeja onde ficam armazenadas e por opção do distribuidor elas são guardadas do mesmo modo para uma nova composição.
As 3 partes (composição, fundição e teclado) ficam em uma mesma máquina, suas matrizes são de baixo relevo, justapostas em um componedor (utensilio no qual o tipógrafo dispõe os caracteres móveis).
Mesmo com a chegada de maquinários modernos a Linotipia resiste aos tempos, a nostalgia de gráficos faz com que essas máquinas ainda existam em alguns lugares e sejam utilizadas normalmente.
E qual a diferença de uma máquina de linotipo para a máquina de escrever?
A máquina de escrever possui caracteres de alto relevo, e para ser impressa ela utiliza uma fita com tinta que em contato com o papel deposita a tinta e prensa o formato desejado.
Infelizmente muitos jovens de hoje (olha eu entregando minha idade) nunca nem viram uma máquina de escrever. Eu utilizei muito e hoje em dia minha boa e rápida digitação no computador se deve as grandes e pesadas teclas que eu utilizava na máquina de escrever, e o grande detalhe de se usar a máquina de escrever era a tecla delete que obviamente não existia, errou vai ficar errado ou faz tudo de novo amigo.
Abaixo um vídeo que encontrei no Youtube, infelizmente só tem em inglês mas você pode ter uma noção do processo de uma máquina de linotipia:
Encontrei nesta página várias mensagens de pessoas saudosistas do Linotipo:
http://dediseno.wordpress.com/2008/01/10/linotipo-linotipia-linotype/
Textos interessantes:
http://nointeriordaimprensa.wordpress.com/
http://www.revistadatribuna.com.br/a_edicoes/revista_04_07/aniversario.htm

Nenhum comentário:
Postar um comentário